domingo, 7 de março de 2010

3º dia - 06/03 - Arembepe

Seguindo a dica de um velho hippie que conhecemos em Itapuã, fomos visitar Arembepe, que fica no município de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Lá está a maior aldeia hippie da américa latina. Pegamos o ônibus da Barra até São Cristóvão (lugar caótico), e de lá, o Arembepe, que para na simpática pracinha da cidade. Arembepe é a típica cidade litorânea pequena, como Morretes. Andamos um pouquinho e já chegamos na praia. Seguimos caminhando pela beira-mar, uma praia bonita, quase deserta. O mar tem recifes grandes onde as ondas batem com força...água mole em pedra dura =) No caminho, encontramos umas estacas, que descobrimos ser para demarcar os ninhos de tartaruga marinha - elas escolhem um lugar para desovar e sempre voltam pra lá. Fomos conhecer o Projeto Tamar, e ficamos encantados com as tartarugas. Uma delas subiu até a superfície do tanque, como que atraída pela gente (na verdade, ela parecia estar olhando pro Gui). As fotos mostram ela bem de pertinho, linda. E as pequenininhas, que graça, não dá pra imaginar que elas fiquem do tamanho daquelas grandes. Seguimos para a aldeia hippie. A vila foi "descoberta" na década de 60, e visitada por famosos como Janis Joplin, Mick Jagger e Raul Seixas. Encontramos um espaço com casas de telhado de palha, meio em mal estado, mas com um clima bem bacana. Conversando com uns hippies velhos, descobrimos que na vila, hoje, moram umas 50 pessoas, entre crianças e adultos, e mais o pessoal que vai e vem. Lá eles vendem seus trabalhos manuais pros turistas - com preço e$pecial, já que é a casa deles. O diferencial é a praia paradisíaca onde eles estão, muito bacana. Vários moram em barracas, num clima bem amigável, a gente vai entrando por tudo que é canto, sempre com um convite de "'cê fica a vontaaaade" (em baianês). Depois de visitar a aldeia, voltamos em passo rápido (sol ardendo nas costas) pro centro de Arembepe, almoçar e seguir pra Praia do Forte. Mas a moqueca que pedimos pro almoço demorou um tempão pra ficar pronta e acabamos ficando só em Arembepe mesmo. Apesar da demora, valeu a pena, comemos muito e saímos de lá empanturrados. Como entrada, experimentamos a tal da Lambreta, que é nada menos que um marisco como os comuns daí. Ainda tomamos um banho de mar - os recifes formam piscinas naturais, uma delícia - antes de sair na chuva pra pegar o ônibus de volta. Até São Cristóvão tudo certo, mas o segundo ônibus que pegamos fazia um caminho diferente do que fizemos na ida, e acabamos nos confundindo com a parada. descemos no lugar certo, o Shopping Barra (imenso, aliás), mas não tínhamos a menor idéia pra que lado era o hostel. Com uma conversinha - os baianos adoram conversar, você começa a contar história eles já se interessam, continuam falando e falando. Tão mais fácil que em Curitiba... - descobrimos que o hostel era a algumas quadras dali, e chegamos rapidinho, mas bem molhados de chuva. Desde o começo da tarde estava acontecendo shows na praia do forte/farol, em homenagem ao dia da mulher, e melhor: na areia, de graça!! Fomos pra lá depois de um relax e nos deparamos com uma superestrutura, idealizada pelo Governo da Bahia. Ia ter até palco flutuante, mas a chuva não permitiu. O Projeot se chama estica verão e praia 24h, bem organizado e policiado. Uma pena não ter isso em Curitiba...apesar de "nos acharmos" uma grande capital, ainda temos muito o que crescer. Assistimos uma roda de capoeira, com uns jogadores com um alongamento digno de professor de yoga. Em seguida, conseguimos um lugar muito bom pra ver o show da Isabela Taviani, nascida em Salvador mas que hoje mora no Rio. A mulher arrasou, uma voz tremenda, tanto pra baladas românticas quanto pra pauleiras roquenrrou. Uma voz grave que lembra muito a Zélia e a Ana Carolina, e uma presença de palco fantástica [escute em http://www.myspace.com/isabellataviani1 ]. Reparamos alguns casais de mulheres com mulheres...e nos chamou a atenção. Começamos a procurar e contar, vimos mais de uma dúzia! Abraçadas, se beijando, bem incomum em Curitiba, mas que aqui parece bem comum, e nem um pouco "desaprovado" pelo povo. Depois que a Isabela cantou uma música que falava sobre o amor de duas mulheres, aí entendemos o motivo desse público. Vimos alguns casais de homens também, mas menos que de mulheres. Em seguida (depois de uma hora de espera), teve o show da sandra de Sá. O show foi muito bom também, ainda mais por ser na praia e em Salvador!! "bye bye tristeza, não precisa voltar" =)

1. aaah, a tartaruga fazendo bolinhas, que bonitinha! hahahahah! que lindas as fotos Mana e Guilherme, me deu vontade de ir bra Bahia mesmo...

beijos e um abraço bem apertado da Ana